19 de Mai de 2014

Aplicativo para celular detecta carros roubados e faz aumentar o número de veículos recuperados

Visualizações: 983
Categorias:

Por meio de um aplicativo gratuito desenvolvido pelo Ministério da Justiça, você pode verificar se qualquer veículo é furtado, roubado ou clonado . Ferramenta já ajudou a recuperar mais de 33 mil carros em apenas cinco meses de operação

Imagine a seguinte cena: você chega em casa tarde da noite e um carro suspeito está abandonado próximo da sua garagem. Antes, a reação seria ligar para a polícia para verificar se há registro de roubo, mas agora, basta digitar a placa na tela do celular para ter essa confirmação.

O aplicativo Sinesp Cidadão permite que qualquer pessoa consulte a placa de veículos. O resultado é instantâneo. Se a placa checada for de um veículo roubado, há como chamar a polícia imediatamente a partir do próprio aplicativo.

“É um aplicativo gratuito e que tem permitido que a população auxilie as forças policiais a reprimir delitos, não só de roubo e furto de veículos como outros delitos cometidos com a utilização de veículos”, explica a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

Gerenciado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP), este módulo do aplicativo, chamado de CheckPlaca, foi responsável pela localização de mais de 33 mil veículos desde o seu lançamento, em dezembro do ano passado. Sabendo do aplicativo, o Tenente Thiago Vitório resolveu testá-lo em seu celular, passou a checar diversas placas e chegou a um Punto roubado. Como ele estava a trabalho, sua guarnição mesmo fez a abordagem na avenida do Contorno, em Belo Horizonte. A proprietária havia registrado o roubo do veículo um mês antes.

O Sinesp Cidadão bateu a marca de 1 milhão de downloads e já se prepara para novos módulos e aperfeiçoamentos. Segundo o Ministério da Justiça, já está em estudos a possibilidade da polícia identificar a localização exata do veículo com registro de roubo a partir do smartphone ou tablet. Nas próximas semanas, o aplicativo também ganhará um módulo que permite consultar imediatamente Mandados de Prisão em aberto e um outro com cadastro de pessoas desaparecidas.

Como baixar

O aplicativo Sinesp Cidadão é gratuito e está disponível para sistemas operacionais Android e iOS. O download demora menos de 1 minuto e você o encontra aqui.

Fonte: Vrum

Voltar