09 de Nov de 2018

Versão híbrida do BMW Série 5 chega no Brasil por R$ 328.950

Visualizações: 33
Categorias:

Chegou a vez do BMW 530e M Sport fazer sua estreia no Brasil. Às vésperas de ser apresentado oficialmente no 30º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a variante híbrida plug-in do BMW Série 5, o sedã utivo de maior sucesso no mundo, já pode ser adquirido nas concessionárias BMW i no país, por meio de pré-venda, a partir de R$ 328.950. 

O BMW 530e M Sport é equipado com o sistema BMW eDrive, que integra um motor elétrico associado a um motor de quatro cilindros e 1.998 cm³, movido a gasolina, e apto a entregar 184 cv, entre 5.000 e 6.500 rpm, e 29,6 kgfm de torque, de 1.350 a 4.250 rpm. 

A potência combinada é de 252 cv, a mesma do BMW 530i, e o torque acumulado atinge 42,83 kgfm - 7,14 kgfm a mais que a versão a combustão. Com esta configuração, o sedã é capaz de acelerar de 0 [zero] a 100 km/h em 6,2 s e alcançar 235 km/h de velocidade máxima.

Rodando no modo puramente elétrico, o BMW 530e tem autonomia de 46 quilômetros, sem necessidade de recarga. Ambos os motores direcionam sua força para as rodas traseiras do veículo com a ajuda de uma transmissão automática Steptronic, de oito marchas, com alavancas atrás do volante para trocas de marchas [shift-paddle]. 

Por estar posicionado sobre a transmissão, o motor elétrico pode utilizar as mesmas relações de marcha, dispensando a necessidade de um conversor de torque, contribuindo para a redução do peso do conjunto motriz. 

A bateria de alta tensão, composta por células de íons de lítio e com capacidade total de 9,2 kWh, foi alocada sob o banco traseiro, o que favorece a oferta de espaço não apenas para os ocupantes, mas também para o porta-malas, que possui piso totalmente plano e capacidade total de 410 litros. 

O BMW 530e M Sport se distingue do Série 5 tradicional por meio de uma série de detalhes visuais discretos e que indicam a presença da tecnologia híbrida plug-in no veículo. Além dos emblemas com a inscrição eDrive, posicionados na coluna C e na tampa do porta-malas, e do soquete da tomada de recarga elétrica, situado próximo à roda dianteira direita, a versão híbrida traz itens na cor azul, como os frisos verticais da grade frontal, em duplo rim, tampas dos cubos de roda e pinças de freio M Sport. E, ao abrir as portas do sedã, soleiras com a inscrição eDrive se acendem, dando as boas-vindas aos passageiros. 

Por dentro, ele oferece o mesmo nível de conforto e refinamento da versão movida a gasolina e que, neste caso, é caracterizada pela presença de acabamentos internos em Alumínio Rhombicle no painel, revestimento de couro Dakota nos assentos e portas, e da ampla variedade de equipamentos, como o Comfort Access, que trava as portas sem a necessidade da chave, abertura e fechamento automático da tampa do porta-malas, bancos dianteiros esportivos com regulagem elétrica, ajuste lombar e memória de posição, volante M revestido de couro, ar-condicionado automático digital, com regulagem de temperatura independente em duas zonas, e teto solar elétrico. 

Há ainda direção Servotronic, rodas de liga leve M Double-spoke de 18 polegadas e cinco raios duplos - com rodas de 19 polegadas e 10 raios duplos oferecidas como opcional -, sistema de som Surround Harman Kardon, com 16 alto-falantes e 600W de potência, além de faróis Full-LED. 

E além da capacidade de alternar mobilidade elétrica e à combustão, o sedã híbrido plug-in se destaca pela utilização de tecnologias de assistência à condução e estacionamento. Entre elas os sistemas Driving Assistant Plus, apto a assegurar dirigibilidade inteligente nas mais diversas situações de trânsito, como congestionamentos, tráfego lento ou longos deslocamentos, e o Parking Assistant Plus, que permite estacionar de forma segura e precisa. 

O Driving Assistant Plus, por exemplo, avisa o motorista, por meio de sinais visuais e sonoros, situações de trânsito cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, e controle e prevenção de aproximação frontal. Ele é capaz de realizar intervenções de direção corretivas, com a ajuda de cinco sensores de radar e uma câmera estéreo. 

O Parking Assistant Plus, por sua vez, auxilia o motorista em manobras em baixa velocidade, com apoio de sensores e câmeras que proporcionam visualização do entorno do veículo, evitando colisões. Além disso, a posição do veículo pode ser verificada em tempo real por meio das funções do Surround View - Top View, Panorama View e 3D View -, que também possibilitam explorar a área em volta do veículo, por meio de visualização 3D em uma tela sensível ao toque. 

A gama de cores externas disponíveis para o modelo contempla seis opções distintas, sendo cinco de acabamento metálico [Preto Carbono, Preto Safira, Cinza Sophisto, Azul Mediterrâneo e Bluestone] e uma sólida, a Branco Alpino. O interior, por sua vez, traz quatro opções de revestimento de couro Dakota, em preto, preto com costura azul, Cognac e Night Blue. 

Confira a galeria de fotos

Voltar